domingo, 29 de abril de 2012

A Arte de Rua de Jenny Holzer

Jenny Holzer é uma artista conceptual americana, nascida em 1950, cuja Arte de Rua é apontada como pioneira nas Intervenções Urbanas. Ela é considerada uma das artistas que de forma mais marcante interveio no espaço público urbano nas últimas décadas. 
O trabalho de Jenny apresenta-se nos diferentes formatos que o meio urbano permite, incluindo projecções literárias nos espaços da cidade. Inicialmente, Jenny apresentava a sua arte através de cartazes colados em locais públicos, frases impressas em t-shirts e anúncios colocados anonimamente nas ruas de Nova Iorque. Posteriormente, começou a utilizar quadros electrónicos de informação em locais de grande visibilidade como o Times Square, em Nova York.
Os temas dos seus trabalhos incluem: Poder, guerra, morte, violência, opressão, feminismo, sexualidade, etc. 
Jenny Holzer já expôs em locais como o Museu de Arte Contemporânea em Chicago; na Fundação Bernardo, CCB em Lisboa; no Museu Guggenheim em Nova York; no American Pavilion em Veneza, Itália;  no Instituto de Arte Contemporânea em Londres, Inglaterra; ou no Centro Pompidou, Paris, França. 
  
Muito mais poderia dizer acerca desta artista mas o conjunto de imagens dos seus trabalhos que recolhi falam por si:





































































Mais recentemente, Jenny Holzer desenvolveu uma intervenção tomando a Internet como espaço público. Este seu projecto chama-se: "Please Change Beliefs". 


Para seguir as frases de Jenny: http://twitter.com/Jennyholzer











Sem comentários:

Enviar um comentário