domingo, 22 de abril de 2012

A Arte de Rua de Banksy


Banksy é o pseudónimo de um dos mais famosos Artista de Rua inglês.  Os seus trabalhos realizados com a técnica "stencil" encontram-se espalhados pelas ruas, muros e pontes de cidades como Bristol, Londres, Brighton, Nova York, e em outras partes do mundo.
De acordo com o designer gráfico e autor Tristan Manco (referido pela Wikipedia), Banksy é Robert Banks, um grafiteiro, pintor, activista político e director de cinema nascido em 1974, em Bristol.  Os seus primeiros trabalhos terão começado a aparecer em Bristol nos finais da década de 80.
As obras de Banksy são repletas de comentários sociais, comportamentais e políticos que mostram de forma algo agressiva e sarcástica a sua clara aversão aos conceitos de autoridade e poder. 
Por vezes, Banksy também utiliza objectos para realizar os seus trabalhos. 

“Banksy- Pinta a Parede!”  (título em português)  é um documentário  de 87 minutos assinado por Banksy  que reporta a história do movimento “Street Culture”.  O documentário segue vários artistas, incluindo o próprio Banksy, ao mesmo tempo que perspectiva o valor da arte e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia.
O primeiro filme de Banksy, ‘Exit through the Gift Shop’, teve a sua estréia no Festival de Filmes de Sundance. Foi oficialmente lançado no Reino Unido no dia 5 de Março de 2010 e em Janeiro de 2011 foi nomeado para o Oscar de Melhor Documentário.
Aqui fica um conjunto de imagens dos trabalhos de Banksy:








































Website do Artista: Banksy

Sem comentários:

Enviar um comentário